NEWS
CINEMONICA
Cinemonica é um projeto sociocultural que tem como objetivo levar a experiência do cinema, gratuitamente, para escolas públicas situadas em regiões periféricas da cidade de Porto Alegre. Idealizado pela M. Schmiedt Produções, esse projeto é uma homenagem à cineasta Monica Schmiedt, que veio a falecer precocemente em 2016, e que desejava uma cidade com mais cinema e sobretudo, mais participação social.
 
O cinema é uma importante ferramenta de comunicação, e através dele pode-se estimular o interesse por outras culturas, direitos humanos e responsabilidade social dentro das escolas, podendo também associar a prática de assistir filmes como ferramenta multidisciplinar e agente transmissor de conhecimento. Através do entretenimento, o Cinemonica pretende ampliar horizontes, resgatar a cidadania e elevar a autoestima de crianças e jovens carentes de cultura e lazer.
 
O projeto iniciou em meados de 2017 com um projeto piloto em uma escola pública do bairro Rubem Berta. Atualmente atende 11 escolas, totalizando 8 mil alunos beneficiados e desenvolveu oficinas de cinema em duas escolas. O projeto pretende expandir o número de escolas em 2020 e levar oficinas de cinema para outras escolas também.

Produção